SOFIA DYMINSKI

Nasceu na Polônia em 1918, naturalizada brasileira, reside no Brasil desde 1929,primeiramente em São Paulo, mudando-se para o Paraná em 1933.

Passou 8 anos de sua juventudade em Paranaguá, lugar que marcou profundamente a sua personalidade e influenciou decisivamente na sua formação artística devido ao constante contato com o mar e a vida litorânea.

Em 1950, após ter residido em várias localidades do interior do Paraná e Santa Catarina fixou-se definitivamente em Curitiba, onde começou a sua atividade artística, cursando a Escola de Belas Artes do paraná, sendo aluna do Professor Guido Viaro e orientada pela Professora Adalice Araújo.

Sofia é cidadã honorária da cidade de Curitiba desde 1982.

Realizou 10 exposições individuais, participou de inúmeras exposições principais coletivas, participou nas exposições dos Salões Paranaenses, Salões da Primavera, Salões de Arte Religiosa Brasileira em Londrina e coletivas comemorartivas como Salão da Mulher e Salão Terceira Idade no exterior (Ohio e Suissa) como artista representativa da Arte Paranaense.

Seu nome consta na Enciclopédia Delta Larouse (verbete com ilustração), Dicionário de Arte de Roberto Pontual - Rio de Janeiro 1ª Edição.

1º Prêmio Cidade de Londrina no 1º Salão de Arte Religiosa
Prêmio Aquisição 21º Salão Paranaense de Belas Artes
Prêmio Aquisição no 19º Salão Paranaense de Belas Artes
Medalha de Bronze no Cinquentenário da Universidade Federal do Paraná
Medalha de Bronze no 15º Salão de Belas Artes da Primavera

Voltar